terça-feira, 31 de agosto de 2010
Strawberry-crème fraîche sherbet
Quando comprei minha sorveteira, acabei comprando também o livro Sweet Scoops (Shelly Kaldunski), já publiquei receitas dele aqui e aqui. Além de fotos lindas, o livro tem receitas clássicas e modernas de sorvete, sorbet, gelato, granita, além de biscoitos, coberturas e casquinhas para acompanhá-los!
Na verdade, nunca tinha ouvido falar em sherbet, mas o livro tem uma breve explicação sobre cada tipo dessas delícias geladas. Achei interessante compartilhar aqui:
- Sorvete: tradicionalmente preparado com uma mistura de algum produto derivado do leite (creme de leite ou uma mistura de creme de leite e leite), adoçante (geralmente açúcar granulado ou mascavo), e o ingrediente que dará o sabor (como chocolate, frutas, castanhas, etc.). Muitos contém, também, gema de ovo.
- Gelato: leve e cremoso, tradicionalmente preparado com leite e gemas de ovo, mas algumas variações são preparadas com creme e não levam gemas. Sua textura sedosa característica se deve mais ao método de preparo (uma máquina que incorpora menos ar e gela a uma temperatura mais elevada do que uma maquina de sorvete comum), do que aos ingredientes utilizados.
- Frozen yogurt e sherbet: frozen yogurt pode ser preparado com iogurte desnatado, semi-desnatado ou integral. Para resultados mais cremosos é utilizado o iogurte grego, que tem o teor de gordura mais alto do que o iogurte natural. O sherbet é feito com uma base de polpa de fruta e açúcar e algum produto derivado do leite, como butter milk ou creme de leite, ficando mais cremoso.
- Sorbet: é normalmente preparado com polpa de fruta, água e açúcar. Geralmente, tem sabor intenso.
- Granita: granita é uma sobremesa italiana feita com xarope de açúcar e o ingrediente principal. No seu preparo, ela é congelada em uma panela rasa e, durante esse processo de congelamento, é raspada periodicamente com um garfo para adquirir textura granulada.
Além do título da receita ser novidade para mim, tive que descobrir como preparar um dos ingredientes da receita, o crème fraîche! Rápida explicação: um creme de origem francesa, de sabor levemente ácido e textura aveludada, mais espesso que o creme de leite fresco. Bom, dei uma pesquisada na net e descobri no La Cucinetta como preparar! Na verdade, a Ana Elisa dá aqui uma aula sobre creme de leite, creme azedo, sour cream e etc. Bem legal, vale a pena conferir.
Segui a dica para preparar o crème fraîche. Primeiro fiz o creme de leite azedo, adicionando 1/2 colher de sopa de suco de limão a 1/2 xícara de creme de leite fresco. Deixei descansar 30 minutos. Juntei 1 xícara de creme de leite fresco ao creme azedo, misturei e levei ao fogo até ficar morno. Transferi para um recipiente de vidro, tampei parcialmente e deixei descansar em temperatura ambiente por cerca de 5 horas (estava indo dormir, por isso não deixei mais tempo). Guardei na geladeira e usei na receita do Sherbet.
Já tem um tempinho que fiz essa receita e adorei, mas nem todo mundo que experimentou gostou. Talvez por não ser muito doce, não sei. Bom, vamos a receita...
Sherbet de morango e crème fraîche
Ingredientes:
- 3 xícaras de morangos
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de crème fraîche
- 1/2 xícara de glucose de milho
- 2 colheres de chá de suco de limão
- 1 pitada de sal
Preparo:
Em uma tigela, misture os morangos e o açúcar e amasse com um garfo. Misture o crème fraiche, a glucose, o suco de limão e o sal. Cubra e refrigere por, no mínimo, 2 horas. Coloque a mistura na sorveteira e siga instruções do fabricante.
Em homenagem ao calor dessa semana e para agradar as formiguinhas de plantão, estou preparando um sorvete bem docinho, publicarei em breve!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Quem são as formiguinhas de plantão?? Rsrsrsrsrs...
Postar um comentário