quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vanilla bean ice cream


Para estrear minha sorveteira (presente de viagem!), escolhi uma receita clássica: sorvete de baunilha. Não é difícil de fazer, mas é preciso ter um pouquinho de paciência, porque tudo deve estar bem geladinho antes de colocar a sorveteira para funcionar. Mas vale a pena cada minuto de espera, ainda mais nesse calor!

A receita é do livro Sweet Scoops (mais um presente de viagem, rsrsrs).

Vanilla bean ice cream

Ingredientes:
- 2 xícaras de leite integral (a receita original pede half and half, que só agora descobri que é uma mistura de metade de leite e metade de creme de leite)
- 1 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 1 fava de baunilha (parta ao meio e raspe as sementes)
- 8 gemas de ovo
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1/4 de colher de chá de sal

Preparo:
Em uma panela, misture o leite, o creme de leite e a baunilha (fava e sementes). Esquente em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que a misture quase atinja ponto de fervura, cerca de 5 minutos. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar e o sal até que a mistura fique clara e dobre de volume.
Tire o creme do fogo. Misture uma xícara do creme aquecido ao creme de gemas, mexendo rapidamente. Coloque essa mistura na panela com o restante do creme e leve a fogo médio. Cozinhe até que encorpe um pouco, cerca de 2 a 3 minutos.
Retire a fava de baunilha e resfrie o creme por, no mínimo, 4 horas. Coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante.

Levei ao freezer por mais ou menos 2 horas antes de servir.

Nenhum comentário: