domingo, 8 de agosto de 2010

Férias em Brumado

Passei a última semana de julho na casa dos meus pais, na Bahia. Para quem logo pensou em praia, se enganou. Brumado fica no sudoeste da Bahia, sertão mesmo!
Já morei em Brumado e desde pequena vou lá todos os anos, meus avós moraram lá a vida toda.
Foram poucos dias, mas deu para matar um pouquinho a saudade dos meus pais, da família, curtir a casa, que é uma delícia, e comer muito! Teve bolo de queijo, beiju, biscoito frito da feira, queijadinha, frango ao molho pardo, sarapatel, carneiro ensopado, andu, cortadinho de mamão verde, coquinho, dentre outras delícias. E ainda voltei com o carro carregado: farinha, tapioca, andu, maxixe, coquinho (licuri), leitoa (que ganhamos de presente de Seu Dézinho, pai de Márcia, esposa de Jorge).

Quando cheguei em casa, tratei logo de cozinhar o andu, para congelar. Como ele é fresco, não dura muito na geladeira. Separei uma porção para o almoço de terça e preparei como é feito na casa dos meus pais.

Andu

Ingredientes:
- 500g de andu cozido*
- 1/2 cebola picadinha
- 3 dentes de alho
- bacon picadinho
- linguiça calabresa picadinha (essa foi por minha conta)
- cheiro verde (coentro e cebolinha)
- sal e pimenta do reino a gosto

Coloque o bacon em uma panela e deixe fritar na sua gordura, acrescente a linguiça, deixe dourar um pouco. Junte a cebola e o alho e depois o feijão. Tempere com sal e pimenta do reino. Salpique o cheiro verde e sirva.

*cozinhei na água com um pouco de sal por cerca de 20 minutos.

Andu é um feijão verde muito consumido e apreciado na Bahia e em outros estados do nordeste. O grão é redondinho e verde, é encontrado seco e fresco. Em Brumado, sempre compramos fresco. Já vi algumas vezes no Mercado Central em BH, mas nunca comprei, então não posso dizer da qualidade.

2 comentários:

Flavia Semenow disse...

Que delicia! amo feijoes ! Esse é o mesmo que o feijao de corda ?
A gente tem que encontrar sim! Quando vc tiver tempo quero te perguntar algumas coisas sobre como anda a gastronomia no Brasil.
um beijo!

Isabela Tibo disse...

Desculpe a demora Flavinha! Andu não é a mesma coisa que feijão de corda não. Ele é redondinho, como uma ervilha, e lembra um pouco fava também. Difícil explicar, só experimentando mesmo, rsrsrs.
Bjs!