quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Beiju com queijo
Como disse aqui, minha bagagem veio carregada de Brumado. Na semana seguinte, o café da manhã aqui em casa foi beiju quase todos os dias, adoro e não consigo enjoar!
Para quem não conhece, o beiju, chamado em outros estados de tapioca, é uma "panqueca" preparada com o amido extraído da mandioca, a goma de tapioca.
Na Bahia, encontramos para comprar a pedra de tapioca para beiju, que é a goma fresca, úmida e compacta, como essa da foto. Com a pedra, o preparo do beiju é bem simples, basta passar os pedaços em uma peneira em cima da frigideira, pré-aquecida, e deixar no fogo até que solte do fundo da panela, o que acontece bem rápido. O beiju é branquinho e maleável. Depois é só passar manteiga, enrolar e comer!
Aqui em casa, gostamos de colocar um queijinho, fechar em meia lua e deixar mais um pouquinho no fogo para o queijo derreter! No litoral, o beiju é vendido em barracas, com recheios doces (leite condensado com coco, goiabada com queijo, etc.) e salgados (queijo, presunto, carne seca desfida, etc.).
Infelizmente não encontramos por essas bandas a pedra de tapioca para beiju, mas, felizmente, temos a Neide Rigo, do blog Come-se, que sou fã! Ela ensina aqui a preparar o beiju a partir do polvilho doce, que é encontrado nos mercados e supermercados, e, também, todo o processo da mandioca à tapioca e ao polvilho, para quem quiser se aventurar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Ai, Isabela, que coisa mais linda a foto deste bloco de goma. Parabéns e obrigada pela citação.
Beijos, N
Obrigada Neide! Pode ter certeza que ainda vou te citar muito por aqui, rsrsrs. Beijos
Bom dia, tudo bem?
Gostaria de saber se você tem algum e-mail para contato.
Aguardo!
Postar um comentário