quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Beiju com queijo



Como disse aqui, minha bagagem veio carregada de Brumado. Na semana seguinte, o café da manhã aqui em casa foi beiju quase todos os dias, adoro e não consigo enjoar!

Para quem não conhece, o beiju, chamado em outros estados de tapioca, é uma "panqueca" preparada com o amido extraído da mandioca, a goma de tapioca.

Na Bahia, encontramos para comprar a pedra de tapioca para beiju, que é a goma fresca, úmida e compacta, como essa da foto. Com a pedra, o preparo do beiju é bem simples, basta passar os pedaços em uma peneira em cima da frigideira, pré-aquecida, e deixar no fogo até que solte do fundo da panela, o que acontece bem rápido. O beiju é branquinho e maleável. Depois é só passar manteiga, enrolar e comer!

Aqui em casa, gostamos de colocar um queijinho, fechar em meia lua e deixar mais um pouquinho no fogo para o queijo derreter! No litoral, o beiju é vendido em barracas, com recheios doces (leite condensado com coco, goiabada com queijo, etc.) e salgados (queijo, presunto, carne seca desfida, etc.).



Infelizmente não encontramos por essas bandas a pedra de tapioca para beiju, mas, felizmente, temos a Neide Rigo, do blog Come-se, que sou fã! Ela ensina aqui a preparar o beiju a partir do polvilho doce, que é encontrado nos mercados e supermercados, e, também, todo o processo da mandioca à tapioca e ao polvilho, para quem quiser se aventurar.

3 comentários:

Neide Rigo disse...

Ai, Isabela, que coisa mais linda a foto deste bloco de goma. Parabéns e obrigada pela citação.
Beijos, N

Isabela Tibo disse...

Obrigada Neide! Pode ter certeza que ainda vou te citar muito por aqui, rsrsrs. Beijos

Issao Imamura disse...

Bom dia, tudo bem?
Gostaria de saber se você tem algum e-mail para contato.
Aguardo!