terça-feira, 13 de julho de 2010
Panelinha de pupunha e camarão
Ganhei da minha tia que mora em Belém o livro Culinária Paraense (Coleção Sabores do Brasil), do Chef Paulo Martins. O livro é muito interessante e tem receitas ótimas. Infelizmente, grande parte dos ingredientes utilizados na culinária do Norte ainda não são encontrados por aqui.
Preparei a panelinha da foto inspirada no "Camarãozinho regional com purê de pupunha" do livro e usando os ingredientes que tinha. Quando vi a receita, achei que o purê fosse de palmito pupunha, mas depois que vi a quantidade pedida (24 pupunhas médios), achei estranho, já que o palmito é bem grandinho. Resolvi dar uma olhada no glossário do livro e lá estava a resposta:
"Pupunha
frutos amarelos ou vermelhos da pupunheira, uma palmeira da região amazônica. Come-se a polpa fibrosa cozida em água."
Realmente nem passou pela minha cabeça que o purê fosse de frutos da pupunheira, até porque nem conhecia seu uso culinário que, agora, sei ser costume no Norte. Na falta dos frutos, usei o palmito mesmo! Virou outro prato, mas muito gostoso!
Para quem não conhece, o palmito pupunha é o talo macio e fibroso da Pupunheira, palmeira domesticada na América Central e região amazônica. Além dessa espécie, existem mais duas: o açaí, nativo da floresta amazônica, e o juçara, da mata atlântica. Enquanto as outras duas espécies são exploradas (muitas vezes de forma irregular), o pupunha pode ser cultivado e, depois de cortado, brota e cresce, evitando devastação de florestas, por isso é considerado um palmito ecológico. De acordo com a empresa Selo Verde,"o Palmito de Pupunha é responsável pela preservação de pelo menos 100 milhões de Palmeiras Nativas por ano."
Se quiserem mais informações sobre os frutos da Pupunha, o blog Come-se, sempre cheio de novidades e ingredientes diferentes, tem um post sobre frutas Amazônicas, clique aqui para conferir.
E, para mais receitas com palmito pupunha, indico esse site aqui.
Agora, vamos a panelinha, espero que gostem!
Panelinha de palmito pupunha e camarão
(p/ 2 panelinhas de 250ml)
- 200g de camarão cinza pequeno limpo
- 1 colher de sopa de cebola picadinha
- 1 dente de alho picadinho
- 1 tomate maduro picado, sem pele e sementes
- 1/2 pimenta dedo de moça picadinha
- salsa e cebolinha picada
- sal e pimenta do reino
- azeite
- 200g de palmito pupunha fresco cozido*
- 150g de creme de leite fresco
- 1 batata grande, cozida em água com sal e passada no espremedor
- 3 colheres de sopa de farinha panko
- 1 colher de sopa de manteiga
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Em uma panela, refogue a cebola e o alho do azeite, junte a pimenta e o tomate, cozinhe por alguns minutos e adicione os camarões. Refogue mais um pouco, corrija o tempero, desligue o fogo e junte a salsa e a cebolinha. Reserve.
Processe a palmito com a batata e o creme de leite até obter um creme homogêneo. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Unte uma panelinha refratária com manteiga, coloque uma camada de purê de pupunha, uma do refogado de camarão e cubra com mais uma camada de purê. Salpique a mistura de panko e manteiga e leve ao forno para gratinar.
*Cozinhei o palmito pupunha em um brodo de legumes, preparado com cebola, cenoura, salsão, grãos de pimenta do reino e folha de louro.
Aqui em BH, o palmito pupunha fresco é encontrado no Mercado Central e em alguns supermercados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Esse prato eu testei e atesto: divino! Levíssimo e delicioso! Já vi pupunha no Verde Mar.. qdo achar novamente, vou levar prá fazer em casa! Bjo, Bela!
MARAVILHOSA A RECEITA! mas suas dicas é que fazem toda a difenrença! Como sempre, né Bela...
Apesar de estar em Carajás, foi mais fácil comprar a pupunha no Verdemar!!
Que delicia !!! Eu quero esse livro, Isa!!!! Preciso ler mais sobre a culinária do norte e nordeste do Brasil .... agora é super moda por aqui. Adorei a receita! É um tipo de "escondidinho" ?
bjao!
Bella, que bom que gostou, temos que marcar mais encontros como aquele! Foi ótimo!
Monana, como assim? Você está na terra do pupunha! Rsrsrs
Vou começar a encomendar uns ingredientes daí, ok?
Flavinha, o livro é bem interessante e ainda vem com um DVD (o meu está emprestado), vou ver se encontro para você, quando vem ao Brasil? É tipo um escondidinho sim!
Beijos!
Realmente é muito bom. Para quem interessar por pupunha in natura, tenho plnatação e fornece a peça de pupunha. Falar com Moacyr 9681.6131
Postar um comentário