quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Biscoitos de pistache





Minha irmã é a própria formiguinha, adora doces, mas não é qualquer doce não, ela é cheia de preferências, não pode ser doce demais, mas também não pode ser pouco doce, alguns com chocolate ela não gosta e por aí vai... e como todas as mulheres, é também de fases. Já teve a fase da torta alemã, do creme de Bis, dos cookies, do brigadeiro de pistache e, no momento, está na fase do pavê de amendoim e do creme de Bis (de novo!), vou postar as receitas aqui depois. Agora, deixa eu me explicar melhor, fase significa doce toda semana e, às vezes, até duas vezes por semana. Isso mesmo, sem exageros!

Bom, depois da fase brigadeiro de pistache, acabou sobrando um pacotinho aqui em casa, então, no domingo à tarde (muito animada, eu sei), resolvi fazer uns biscoitinhos para aproveitar os pistaches. Acabei não assando no dia, então usei a dica da Fabrícia, do Sopa, para os biscoitinhos de parmesão, e congelei. Dividi a massa em duas partes e enrolei com filme plástico, igual a um salame. Na hora de assar, tirei do freezer e cortei em fatias finas, não coloquei na geladeira antes, porque a massa desse biscoito é um pouco mais mole.

A receita é bem parecida com essa aqui, só que leva menos farinha. Ficaram ótimos!

Biscoitos de pistache

Ingredientes:
- 125g de açúcar
- 125g de manteiga
- 1 ovo
- 200g de farinha de trigo
- 100g de pistache cru, bem triturado

Preparo:
Bata a manteiga com o açúcar, junte o ovo e bata bem. Acrescente a farinha de trigo e o pistache triturado. Misture até ficar homogêneo. Enrole como um salame em filme plástico e leve ao congelador até ficar firme. Corte em fatias finas e asse em forno pré-aquecido à 180ºC por cerca de 10 minutos.

7 comentários:

Unknown disse...

Huuuuuuuuuum, Bela! Deu água na boca!

IVAN DE OLIVEIRA BRUNO disse...

Bela, adoro seu jeitinho de comentar a receita. Parabéns pelo aniversário do blog! Bjs tia Elaine.

IVAN DE OLIVEIRA BRUNO disse...

Oi Isabela, estou ensinando a sua tia a postar comentários em blogs. Na verdade eu também não sei direito. Por isso que foi com o meu nome. Parabéns, também, pelo niver do blog. Eu também tenho um. Não é tão gostoso como o seu, mas tem a ver, porque sem bons dentes não dá para comer nada que você faz, né!

Bjs. Ivan (se me chamar de tio eu mato...!!!)

Elaine Tibo disse...

Agora eu aprendi...!!!

Isabela Tibo disse...

Oi Deboritcha! Ainda tenho biscoito no meu congelador, depois levo uns para você e aproveito para visitar a delícia do João Lucas!

Tia Elaine, que bom que aprendeu a deixar comentários e muito obrigada pelos parabéns!

TIO Ivan, você tem toda razão, bons dentes são essenciais... rsrsrs

Beijos!

Unknown disse...

oi isabela,
adorei a receita. minha mãe e meu pai que adoravam pistache. amei o creme de bis.
beijos,
marta

Anônimo disse...

Isabela,

Passeando pelo seu blog, o que faço com frequência, me deparei com um comentário de Elaine, que me pegou de surpresa, pois a ví bebê, em Catiboaba. Era muito fofa e paparicada por todos nós, além dos irmãos. Nunca mais a ví, como também aos outros. Sabe que deu saudade?

Mando um beijo para ela, mesmo sabendo que não lembra de mim, na verdade, não me conhece...

Um beijo grande para você, de quem já gosto de graça! Espero que possamos nos encontrar, em Salvador, quando vier por aqui, ok?

Vera