domingo, 22 de abril de 2012

Pão de batata-doce roxa da Neide Rigo

Já falei aqui várias vezes da Neide Rigo e de seu maravilhoso blog Come-se, adoro! Quando vi esse pão lá, pirei. Além de ter ficado curiosa com a tal da batata-doce roxa, que não conhecia, fiquei encantada com a cor, um luxo!

Perguntei em alguns mercados aqui em BH e ninguém conhecia, mas fui ao Mercado Central fim de semana passado para comprar umas coisinhas, lembrei de perguntar da batata-doce roxa e acabei encontrando. No mercado, uma ou duas bancas só que vende e é mais procurada para doces, apesar de ter menos açúcar que as outras batatas-doce.

Segui a receita da Neide, mas usei a batedeira. Agora posso dizer que além de lindo, é delicioso! Bom domingo para todos!

Pão de batata-doce roxa da Neide Rigo

Ingredientes:
Fermento biológico seco - 10g
Água - 45ml
Ovo - 1 unid
Sal - 10g
Açúcar cristal - 30g
Leite morno - 240ml
Polpa de batata-doce roxa (cozida com pele até ficar macia, descascada e amassada) - 350 g
Farinha de trigo - 600g
Manteiga sem sal - 40g
Farinha de trigo para polvilhar

Preparo:
Misturar o fermento seco com a água e deixe hidratar por uns 5 minutos. Colocar no bowl da batedeira o fermento hidratado, o ovo, o açúcar, o sal o e o leite. Bater com um mixer e juntar a batata-doce, aos  poucos, até obter creme grosso. Colocar a pá na batedeira, ligar em velocidade baixa e adicionar a farinha de trigo aos poucos. Aumentar a velocidade e bater até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Adicionar mais um pouco de farinha, se necessário. Juntar a manteiga em pedacinhos e bater até homogeneizar a massa. Se necessário, acrescentar um pouco mais de farinha. A massa deve ficar lisa e brilhante. Cobrir com filme plástico e deixar crescer até dobrar de volume.
Colocar a massa em uma superfície enfarinhada e dividir em 3 partes. Moldar os pães em bola ou cilindro, colocar, com espaço, em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixar crescer mais uma vez. Polvilhar farinha de trigo cortar com uma lâmina fina como desejar. Levar ao forno pré-aquecido a 220oC e deixar por 10 minutos. Abaixar para 180oC e deixar mais 50 minutos ou até que fiquem dourados.



2 comentários:

EduLuz disse...

Que legal esta receita. Só poderia ser da Neide.
Vou fazer!

Isabela Tibo disse...

Edu, também sou fã da Neide! Vale a pena fazer, além da cor ser linda, o pão é muito saboroso! Bjo