segunda-feira, 19 de março de 2012

Panelinha da terra

Existe no mercado uma grande variedade de bananas, todas com com suas particularidades e muito sabor, mas a verdadeiramente brasileira é a banana-da-terra e, por isso, foi batizada assim.

Como as outras bananas é rica em potássio e, quando verde, possui sabor adstringente. Este sabor só desaparece quando a banana está bem madura e sua casca quase toda preta. Ela até pode ser consumida crua, mas não é muito doce, porque é mais rica em amido do que em açúcar. Por essa razão, é consumida cozida, frita, grelhada ou assada.

Essa panelinha é a minha versão de uma entradinha que comi faz um tempinho no Balaio de Gato e que, infelizmente, já não está mais no cardápio. Fez parte do menu do IB (Inter Blogs), do DCPV e os confrades adoraram.  Sucesso garantido!

Panelinha da terra

Ingredientes (8 porções)
Carne de sol - 400g
Cebola grande - 2 unids
Folha de louro - 1 unid

Banana da terra madura - 3-4 unids
Manteiga - 15g

Molho branco:
Manteiga - 30g
Farinha de trigo - 50g
Leite - 400g
Creme de leite fresco - 100g
Parmesão ralado - 30g
Pimenta do reino - Q.S. 
Noz moscada - - Q.S. 
Sal - Q.S.

Preparo:
Picar a carne de sol em cubos médios e deixar de molho para tirar o excesso de sal. Dourar os pedaços de carne em um fio de azeite, juntar a cebola picada em cubos grandes e o louro, colocar água suficiente para cobrir. Cozinhar na pressão 20-25 minutos (verificar na metade do tempo). Desfiar a carne, reduzir o caldo que ficar na panela até obter um creme (a cebola terá desmanchado toda no cozimento). Juntar a quantidade que desejar desse creme à carne desfiada*. Reservar.
Cortar a banana da terra em cubinhos e dourar na manteiga. Reservar.
Para o molho, derreter em uma panela a manteiga, juntar a farinha de trigo e mexer por alguns minutos, sem deixar ganhar cor. Acrescentar o leite, pouco a pouco, batendo com um fouet para não empelotar. Cozinhar até o molho encorpar. Juntar o creme de leite fresco, deixar no fogo por mais alguns minutos. Acrescentar o parmesão ralado, temperar com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reservar.
Dividir a banana em tigelas refratárias, colocar a carne de sol desfiada por cima e cubrir  com o molho branco. Salpicar parmesão ralado e levar ao forno para gratinar.

*A carne pode ser congelada assim, o que facilita muito a vida!


Um comentário:

Regina disse...

Bela, eu quero! Parece delicioso!