terça-feira, 27 de março de 2012

Ervas e Temperos - LOURO

Dando continuidade a série Ervas e Temperos, que foi abandonada por um tempo, o escolhido da vez foi o louro. O motivo? Bom, é que hoje está chegando de Brumado mais um lindo galho para mim, como o da foto. Minha fornecedora oficial (mamis) vai passar uns dias aqui em BH e vem carregada. Não podia estar mais contente porque meu estoque já está chegando ao fim!

No jardim da casa dos meus pais tem um loureiro, então, de tempos em tempos, minha mãe traz louro pra mim,  eu seco à sombra e guardo em um pote de vidro, em local seco, fresco e longe da luz. Nem se compara às folhas esmigalhadas e com pouco aroma que muitas vezes encontramos pra comprar.

O louro tem origem mediterrânea e seu uso como especiaria e medicamento é de longa data. Na Grécia Antiga, era também símbolo de vitória, os atletas e heróis nacionais eram coroados com ramos de louro, costume herdado por Roma, na época dos Césares. Já nessa época, atribuía-se ao louro propriedades digestivas.

Junto com o tomilho e a salsinha, forma o clássico bouquet garni, utilizado para aromatizar caldos, sopas, molhos, cozidos, assados. É sempre utilizado nas marinadas e fica bem com tudo que leva vinagre. Na minha casa, sempre usamos para cozinhar feijão.

Quando for comprar, escolha as folhas inteiras, pois as quebradas já perderam grande parte de seu aroma. E quando for usar, adicione no início do cozimento, corte ou esmague as folhas para que liberem todo seu aroma.

Nome em outras línguas:
francês: laurier
italiano: alloro
espanhol: laurel
inglês: bay leaf


Algumas receitas do blog com louro:
Panelinha da terra
Paleta de cordeiro, cebola baby e couscous marroquino
Vermelho assado sobre cama de ervas
Folhado de haddock defumado e alho porró
Panelinha de pupunha e camarão

Nenhum comentário: