sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pão de queijo

Desde que a Poli (uma amiga do coração) me mostrou as fotos do pão de queijo do pai dela, fiquei morrendo de vontade de fazer. Ela fotografou todo o processo para não se esquecer de nada e ficou de me passar a receita, mas ainda está me devendo.

Mesmo morando aqui há algum tempo, não posso dizer que tenho tradição de comida mineira e o pão de queijo era inédito na minha cozinha. Dei uma pesquisada na rede, perguntei aqui e ali, adaptei um pouco e acabei chegando nessa receita, que gostei muito! Mas, como adoro receita de vó, quem tiver alguma receita especial e quiser compartilhar, fique à vontade!

Pão de queijo

Ingredientes:
Leite integral - 180ml (3/4 xícara)
Manteiga sem sal - 70g (1/3 xícara)
Sal - 5g  (1 colher de chá)
Polvilho doce, peneirado - 175g (1 3/4 xícara)
Polvilho azedo, peneirado - 150g (1 1/2 xícara)
Queijo Minas meia cura, ralado - 200g (2 xícaras)
Ovos grandes - 2 unids

Preparo:
Colocar o polvilho doce e azedo e o sal no bowl da batedeira (ou em uma tigela, caso vá fazer na mão). Ferver o leite e a manteiga e escaldar o polvilho, bater por alguns minutos e quando estiver morno, adicionar os ovos, um a um. Por último, juntar o quejo ralado. Untar a mão com manteiga ou óleo e fazer bolinhas. Assar em forno pré-aquecido a 180oC por 20-30 minutos ou até dourar.

Rendimento: + ou - 30 unidades
Eu congelei e deu super certo, só achei que cresceram um pouco menos.


2 comentários:

Lívia Amaral disse...

quando congelo meus pães de queijo eles crescem normalmente, mas não uso manteiga na receita. Achei até estranho. Normalmente usa-se óleo junto com o leite fervendo para escaldar o polvilho. É bom mencionar a marca do polvilho, pois não é qualquer que é bom, eu uso somente maniva, amafil ou marinez.

Isabela Tibo disse...

Oi Lívia, então, eles cresceram depois de congelados, mas não o mesmo tanto. Já fiz com óleo também, mas gosto de usar manteiga por causa do sabor ;)
Vou colocar a marca do polvilho que uso na receita, obrigada pela dica e
volte sempre!