terça-feira, 28 de junho de 2011

Trufas de pistache e manjericão

Estava doida para fazer uma trufa diferente e não sei porque pensei em manjericão, achei esse receita aqui e resolvi testar. Adorei, só achei que o sabor do manjericão poderia ser um pouco mais discreto. Nada que não possa ser corrigido de uma próxima vez...

Trufas de pistache e manjericão
(receita muito pouco adaptada daqui)

Ingredientes:
- 125g de chocolate branco
- 50g de pistache
- 62g de creme de leite fresco
- folhas de manjericão
- chocolate amargo 70% para cobrir

Preparo:
Coloque o chocolate branco em uma tigela em cima de uma panela com água por ferver. Desligue o fogo e deixe o chocolate derreter. Tire do banho maria e reserve.
Em outra panela, aqueça o creme de leite e jogue as folhas de manjericão. Deixe em infusão por alguns minutos e bata com um mixer ou processe. Coe sobre o chocolate derretido. Junte metade do pistache triturado e misture bem. Deixe esfriar em temperatura ambiente e depois coloque na geladeira até que fique firme o suficiente para enrolar.
Coloque o restante do pistache triturado em um prato. Derreta do chocolate amargo e tempere.
Modele as trufas e coloque uma parte no prato com pistache. Refrigere a outra metade por cerca de 30 minutos e banhe no chocolate amargo temperado com a ajuda de um garfo. Coloque em um tapete de silicone, salpique um pouco de pistache triturado e leve a geladeira por alguns minutos para endurecer.

Observações:
- o sabor do manjericão é bem acentuado, talvez o ideal seja deixar em infusão no creme de leite por mais tempo e não processar;
- a trufa é bem mole, então cobrir com chocolate branco ou preto (na minha opinião fica melhor) temperado é a melhor opção.

3 comentários:

Chef Daniel Deywes disse...

Uma coisa que nunca pensei é por manjericão em uma trufa ...

Agora me bateu uma curiosidade ...

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Isabela Tibo disse...

Oi Daniel, vale a pena experimentar!

Obrigada pela visita e volte sempre!

Anônimo disse...

Eu tive o privilégio de experimentar e é divino! Vale a pena pensar em variações desse sabor... Muito bom Bela amei!
bjo