segunda-feira, 21 de março de 2011

Manteiga de ervas

É sempre bom ter em casa alguns ingredientes coringas e também algumas coisinhas prontas para salvar nas emergências. Manteigas temperadas entram nessa lista, ótimas para incrementar vários pratos (carnes, aves e peixes grelhados, massas, omeletes, legumes, cogumelos, etc.) ou simplesmenete para servir com um pão fresquinho! Os sabores ficam a gosto do freguês, pode ser de ervas, limão siciliano, alcaparras, tomate seco, azeitona, gorgonzola, sem falar nas famosas manteigas Maître D´Hôtel, Café de Paris e d´escargot.

Eu costumava enrolar a manteiga em filme plástico ou papel alumínio até aprender no D´Istinto a guardar em tubos de papel manteiga. É só enrolar o papel como um tubo, fechar uma das pontas e encher com a manteiga. Dá um pouco de trabalho, mas na hora de usar é mais prático.

Manteiga de ervas

Ingredientes:
- 200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de salsa
- 1 colher de sopa de manjericão
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 colher de chá de alecrim
- Q.B. de sal e pimenta do reino

Preparo:
Lave as ervas, seque e pique finamente. Reserve.
Bata a manteiga até ficar bem branca. Tempere com sal e pimenta do reino, junte as ervas e misture bem. Coloque em um saco plástico, corte uma das pontas (para servir de bico) e encha os tubos de papel manteiga. Guarde no freezer. No momento de servir. Corte uma rodela e tire o papel.
Obs: a quantidade de ervas não é exato, o bom mesmo é provar e ver se está bom.

Já fiz essa mesma manteiga com raspas de limão e um pouco do suco, fica ótima também!

Uma ótima semana para todos!

2 comentários:

Regina disse...

Amiga!
Amo todas as delícias que vc prepara! Até essa manteiguinha é divina. Tenho agora que começar a colocar a mão na massa, não é mesmo? kkk
Existe alguma receita p deixar a preguiça de cozinhar de lado? O engraçado é que não tenho nenhuma preguiça de comer. Ainda mais seus pratos..
Beijão

Anônimo disse...

Isabela, dá para deixar essa manteiga no congelador?