domingo, 25 de abril de 2010

Crème Brûlée para comemorar a chegada e aniversário do papis



Já falei aqui que Crème Brûlée é uma das sobremesas que mais gosto, simplesmente adoro o contraste do açúcar queimado, crocante e morninho, com o creme leve, lisinho e gelado que está por baixo... perfeito!
Esses foram preparados com muito carinho para meu pai, aniversariante do dia que chegou de muito longe, e que também adora Crème Brûlée!
Apesar de gostar muito da receita que sempre faço, dessa vez resolvi usar uma receita do Joël Robuchon, que está no Larousse Gastronomique. Sensacional!

Crème caramélisée à la cassonade* (Joël Robuchon)

Ingredientes**:
- 900ml de creme de leite fresco
- 150ml de leite
- 1 fava de baunilha
- 9 gemas
- 180g de açúcar

Preparo:
Parta a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementinhas. Coloque em uma panela (fava e sementes) com o leite e o creme de leite. Deixe esquentar. Bata bem as gemas com o açúcar. Acrescente, aos poucos, a essa mistura o creme quente, batendo rapidamente com um fouet. Coloque em ramekins e asse por 30 minutos em forno pré-aquecido a 90oC (eu assei em banho-maria e demorou bem mais que isso). Deixe esfriar e refrigere. Salpique açúcar mascavo (acabei usando açúcar normal) e queime com um maçarico.

*Outro nome do Crème Brûlée
**Esses ingredientes são para três receitas (rende uns 10 ramekins) porque aqui em casa, qualquer quantidade nunca é suficiente, rsrsrs.

Bon appétit!

Nenhum comentário: