terça-feira, 2 de março de 2010
Moussaka para uma visita muito especial!
Ontem tivemos Moussaka no jantar, foi preparado especialmente para meu pai, que está passando uns dias aqui em BH. Não sei ao certo se a origem do prato é grega, mas sei que é muito conhecido e apreciado pelos gregos. Experimentei na lua de mel e foi amor à primeira mordida. Os ingredientes são super simples, mas o sabor é sensacional.
Na receita que aprendi por lá, as batatas e beringelas eram fritas no azeite, optei por apenas grelhar as beringelas e cozinhar e depois grelhar as batatas, ficou ótimo. A pimenta dedo-de-moça e o creme de leite foram por minha conta também!
Ótima opção para almoço ou jantar. Não precisa de mais nada!
Moussaka
Ingredientes:
- 3 batatas médias
- 3 beringelas médias
- 450g de carne moída
- 1/2 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinho
- 1 tomate maduro, sem pele e sem sementes, em cubinhos (acabei usando tomate pelado dessa vez, com um pouco do suco, porque os tomates não estão nada bons no mercado)
- 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picadinha
- 1/3 de pimentão picadinho
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 500ml de leite
- 150ml de creme de leite fresco
- 2 gemas de ovo
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- noz-moscada a gosto
- queijo parmesão ralado
- parmesão ralado
Preparo:
Descasque as batatas e corte em rodelas com cerca de 1cm de espessura. Cozinhe em água salgada até que fiquem cozidas, porém firmes. Deixe esfriar um pouco e grelhe com um pouco de azeite. Reserve. Corte as beringelas em rodelas da mesma espessura das batatas. Pincele com azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e grelhe em uma frigideira pré-aquecida. Reserve.
Em uma frigideira, doure a cebola e o alho no azeite, junte a pimenta dedo-de-moça, o pimentão, o tomate e a carne. Refogue por cerca de 10 minutos ou até que a carne esteja cozida, se precisar, coloque um pouco de extrato de tomate ou suco do tomate pelado (a carne não deve ficar seca, mas também não deve ter caldo). Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
Em uma panela, derreta 2 colheres de sopa de manteiga, junte a farinha de trigo e mexa por alguns minutos. Acrescente o leite, mexendo com um fouet para não empelotar. Cozinhe até que o molho engrosse e fique como um mingau. Bata as gemas com o creme de leite fresco e junte ao creme, batendo rapidamente com um fouet. Cozinhe por mais alguns minutos, sem deixar ferver. Acrescente umas 2 colheres de sopa de parmesão ralado, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reserve.
Montagem: em um refratário, ou em aros individuais, faça uma camada com as batatas, depois com as beringelas e a carne moída. Cubra com o molho branco e salpique parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Isabela!
Adorei descobrir seu blog e saber que você mora em BH!
Esta receita parece deliciosa! Vou voltar ao Mercado Central em breve só para comprar aros individuais e tentar fazer uma apresentação tão linda quanto a sua!
Beijinhos
Oi Flavinha! Obrigada pela visita! Que bom que gostou da receita, é bem saborosa, vale a pena testar! Volte sempre aqui no blog! Bjs!
Postar um comentário