sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vermelho assado sobre cama de ervas


Já tinha um tempo que estava namorando um robalo assado sobre cama de ervas do livro Segredos de Gordon Ramsay. Acabei modificando um pouquinho a receita, porque usei os ingredientes que tinha em casa e comprei o peixe que estava melhor no dia.

A receita tem cara de verão e é bem simples. Talvez por isso seja tão boa, peixes e frutos do mar são valorizados com receitas assim.

Para preparar, lave bem o interior do peixe (já pedi para que tirassem as visceras e escamas na peixaria, para evitar bagunça em casa). Apare o rabo com uma tesoura. Seque com papel toalha (dando tapinhas). Faça talhos na pele, nos dois lados do peixe. Coloque um fio de azeite e espalhe bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Coloque ramos de tomilho, capim-limão (dividido ao meio no sentido do comprimento), manjericão, estragão, sálvia, alecrim, folhas de louro, anis-estrelado e grãos de pimenta em um refratário. Acabei não usando todas as ervas, porque não tinha aqui em casa e, para melhorar, esqueci das folhas de louro e grãos de pimenta... mas o resultado foi maravilhoso mesmo assim!

Aqueça uma frigideira de fundo grosso e frite, rapidamente, os dois lados do peixe em pouco de azeite. Retire o peixe e coloque-o no refratário sobre a cama de ervas. Arrume as rodelas de limão siciliano caramelizadas* ao redor do peixe, regue com um pouco de azeite e cubra com papel alumínio, selando bem as laterais. Deixe descansar por 30 minutos (Gordon pede 1-2 horas) antes de assar. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 20 minutos.

*Para caramelizar o limão siciliano, é só grelhar as rodelas em fio de azeite até que elas comecem a caramelizar nas bordas.

Um ótimo fim de semana para todos!

Nenhum comentário: