Já tinha um tempo que estava namorando um robalo assado sobre cama de ervas do livro Segredos de Gordon Ramsay. Acabei modificando um pouquinho a receita, porque usei os ingredientes que tinha em casa e comprei o peixe que estava melhor no dia.
A receita tem cara de verão e é bem simples. Talvez por isso seja tão boa, peixes e frutos do mar são valorizados com receitas assim.
Para preparar, lave bem o interior do peixe (já pedi para que tirassem as visceras e escamas na peixaria, para evitar bagunça em casa). Apare o rabo com uma tesoura. Seque com papel toalha (dando tapinhas). Faça talhos na pele, nos dois lados do peixe. Coloque um fio de azeite e espalhe bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Coloque ramos de tomilho, capim-limão (dividido ao meio no sentido do comprimento), manjericão, estragão, sálvia, alecrim, folhas de louro, anis-estrelado e grãos de pimenta em um refratário. Acabei não usando todas as ervas, porque não tinha aqui em casa e, para melhorar, esqueci das folhas de louro e grãos de pimenta... mas o resultado foi maravilhoso mesmo assim!
Aqueça uma frigideira de fundo grosso e frite, rapidamente, os dois lados do peixe em pouco de azeite. Retire o peixe e coloque-o no refratário sobre a cama de ervas. Arrume as rodelas de limão siciliano caramelizadas* ao redor do peixe, regue com um pouco de azeite e cubra com papel alumínio, selando bem as laterais. Deixe descansar por 30 minutos (Gordon pede 1-2 horas) antes de assar. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 20 minutos.
*Para caramelizar o limão siciliano, é só grelhar as rodelas em fio de azeite até que elas comecem a caramelizar nas bordas.
Um ótimo fim de semana para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário