sábado, 14 de novembro de 2009

Vinschger Paarl



Mais um trabalho de faculdade, dessa vez interdisciplinar (cozinha italiana, panificação e confeitaria e análise sensorial). Os professores sortearam uma região da Itália para cada grupo, que tem que apresentar um trabalho escrito sobre a região e executar duas receita típicas, uma de pão e uma de sobremesa. A nossa região foi Trentino-Alto Ádige.

A influência alemã e austríaca é muito forte nessa região e após muita pesquisa, escolhemos um pão de centeio, bem tradicional da região, o Vinschger Paarl.

É um pão bem rústico, de formato redondo e achatado, aromatizado com cominho, erva-doce e coentro, que é assado aos pares, recordando a cerimônia do casamento. Daí o seu nome Paarl, que em alemão significa casal. Era comum, em tempos antigos, ser assado apenas meio-par quando um dos esposos já tivesse falecido.

Fizemos o pão sexta-feira na aula de panificação, mas bom mesmo foi o teste no dia anterior, com direito a lanchinho, espumante e bolo de chocolate! Nos divertimos!

Os cereais por cima dos pães foram por nossa conta, o tradicional mesmo só leva farinha de centeio...

Vinschger Paarl

Ingredientes:
- 275 g de farinha de trigo
- 350 g de farinha de centeio
- 415 g de água
- 21 g de fermento biológico fresco
- 10g de sal
- 2 g de cominho
- 2 g de erva-doce
- 2 g de coentro moído
- farinha de centeio para polvilhar

Preparo:
Faça uma esponja com todo o fermento, um pouco de água morna e um pouco de farinha de trigo. Reserve. Em uma tigela, misture as farinhas e o sal e sove por alguns minutos (a massa é super grudenta, não assuste). Junte a esponja e sove mais um pouco (continuou grudenta, até batemos um pouco na batedeira, mas nada de parar o grude). Faça uma bola com a massa e deixe descansar em um lugar aquecido por 20 minutos. Aqueça o forno a 240ºC e coloque na grade mais baixa uma assadeira vazia. Divida a massa em 12 partes e molde em formato redondo. Coloque os pães, em pares, em uma assadeira coberta com uma fina camada de farinha de centeio. Achate-os bem e salpique farinha de centeio. Deixe descansar por mais 20 minutos. Abaixe a temperatura do forno para 210ºC e asse os pães por cerca de 25 minutos. Nos primeiros 5 minutos coloque um pouco de água na assadeira vazia para formar a crosta do pão (essa é a melhor opção para quem não tem forno à vapor).

Nenhum comentário: