sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Croissant



Sexta-feira é dia de panificação! Hoje fizemos croissant. Delícia! A massa é trabalhosa, mas bem menos complicada do que eu imaginava.

Apesar de ser considerada uma especialidade francesa e praticamente um símbolo de Paris, o croissant é originário da Hungria. Seu nome está relacionado a sua história e significa quarto crescente. No fim do século XVII, quandos os turcos tentaram invadir Budapeste durante a madrugada, os padeiros, que estavam trabalhando, ouviram o barulho dos invasores e deram o alarme no momento certo, impedindo que a cidade fosse tomada. Para representar seu triunfo, os padeiros fizeram o croissant em formato de meia lua em alusão ao emblema do reino turco. Posteriormente, o croissant foi levado por Maria Antonieta a Paris.

Fonte: Especialidades Francesas (Editora Konemann)

4 comentários:

Cris disse...

Que lindos Isabela, é muito legal ver suas aulas e os resultados que tem tido... beijos!

Isabela Tibo disse...

Que bom que está gostando! As aulas são muito legais e estou aprendendo muito... bjs!

Flavia Semenow disse...

oi Isabela! aqui eu também faço croissant demais! usamos a massa folhada que também fazemos. Quando eu quero fazer alguma coisa em casa eu compro a massa pronta e é só moldear as peças! Aí tem massa folhada pronta tb??

Isabela Tibo disse...

Oi Flavinha, aqui também encontramos massa folhada pronta para comprar. É a que uso normalmente em casa. Mas essa do croissant fizemos na aula, ela é um pouquinho diferente da folhada, mas também leva bastante manteiga!
Bjs!