domingo, 16 de agosto de 2009

Melanzane alla menta

Não sei se já falei aqui, mas estou estudando gastronomia. Comecei fazendo três disciplinas isoladas para ver o que achava do curso e adorei! Então esse semestre me matriculei em todas as matérias do 2º período.

As aulas começaram semana passada e já estou adorando, mas também com aula prática de cozinha italiana, confeitaria e panificação fica até difícil não gostar...

O professor de cozinha italiana, Fernando Sabino, é Chef e proprietário de um restaurante aqui em BH, o D´Istinto. Não tive oportunidade de conhecer ainda, mas, pelas delícias que ele ensina na aula, já dá para ter uma idéia do restaurante.

Ontem fiz um dos antipastos que ele ensinou: melanzane alla menta, super fácil e muito saboroso!


MELANZANE ALLA MENTA (Calabria)
Berinjela com hortelã

Ingredientes:
- 1 berinjela
- azeite, para fritar
- sal
- 2 fatias de pão italiano, cortadas em cubinhos
- 30ml de azeite extra virgem
- 1 dente de alho, bem picado
- 3 folhas de hortelã, fatiadas fino
- 5 ml de vinagre

Preparo:
Lave a berinjela, corte em quartos no sentido do comprimento, retire um pouco da polpa e corte em palitos de cerca de 1 cm de espessura. Frite os palitos de berinjela em azeite, deixe escorrer e tempere com sal.
Faça um molho tipo vinagrete com 20 ml de azeite, o alho picado, o vinagre e a hortelã picada. Derrame sobre a berinjela, misture e deixe descansar por 30 minutos.
Frite os cubinhos de pão nos 10 ml de azeite restantes, até ficarem crocantes. Tempere com sal. Distribua sobre a berinjela e sirva como antipasto.

Rendimento: 2-4 porções

Servi com pão e não fiz os croutons, mas eles ficam ótimos também!

Um comentário:

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Isto deve ser mesmo uma delicia..humm..
Parabens pelo curso..
beijinhos