sábado, 15 de agosto de 2009

Brownie Cookies


Vi essa receita no blog da Cris e, como adoro cookies e brownies, também corri para cozinha!

Os meus ficaram ótimos, mas não ficaram altinhos como os da Cris, ainda não descobri por que. A única coisa que fiz diferente foi acrescentar uma pitada de sal, para quebrar um pouco o doce.

Eles realmente parecem cookies e brownies, fica até difícil dar um nome, mas isso pouco importa... eles são divinos e adoçam o dia!

Cookies melhores do que brownies
Receita retirada daqui, minhas pequenas alterações estão em itálico.

Xícara medidora de 240ml

1 1/3 xícaras (233g) de chocolate meio amargo, picadinho
2 colheres (sopa) (28g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 ovos
2/3 xícara (134g) de açúcar
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (175g) de chocolate amargo (usei meio amargo) em gotas ou pedaços


1) Preaqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

2) Derreta as 1 1/3 xícaras (233g) de chocolate com a manteiga numa panela pequena em fogo baixinho, mexendo para não queimar.

3) Numa tigela média, misture bem os ovos, a baunilha e o açúcar. Em outra tigelinha, peneire a farinha e o fermento. (inclui a pitada de sal aqui)

4) Adicione o chocolate + manteiga derretidos à mistura de ovos e misture; aos poucos, acrescente os ingredientes secos e misture só até incorporar. Misture no final a xícara (175g) de chocolate em gotas ou picado.

5) Deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Coloque porções de 1 ½ colheres (sopa) de massa nas assadeiras preparadas (coloquei porções menores, porque minha primeira fornada deu uma esparramada e os cookies ficaram enormes, rsrsrs). Asse por 10-12 minutos ou até firmarem por fora (a massa se tornará mais opaca). Retire do forno e deixe esfriar completamente nas formas.

Rend.: cerca de 18 cookies

3 comentários:

Cris disse...

Oi Isabela! Ficaram lindos! Eu não sei te dizer o motivo de ficarem altinhos hehe, talvez a forma? Eu usei uma de teflon e outra normal, na de teflon eles assam mais rápido, mesmo forrando com papel aluminio ou manteiga. São bons demais né, fico feliz que tenham gostado. Beijos!

Unknown disse...

Huuuuuum, Bela! Estou com água na boca! Vou tentar fazer!

Unknown disse...

Infelizmente perdi todo o meu material. Acredito que a receita deve ter algum erro de quantidade. Pois meu virou um meleca só.
Nem sei porque não percebi que com tanto chocolate não poderia dar certo.