segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tigretón de Mejillón



Primeiro, quero desejar a todos um 2012 maravilhoso, cheio de energia positiva, paz, alegria, sabores e temperos especiais!

E para começar com o pé direito o ano na minha cozinha e matar um pouco a saudade da Espanha, resolvi fazer esse fim de semana um dos pintxos que comemos no A Fuego Negro, um bar/restaurante em San Sebastián, um dos destinos da nossa viagem na Espanha (vale a pena a visita!). Infelizmente é uma receita que não dá para preparar sem um sifão, mas como é muito boa, compartilho aqui mesmo assim ;)

Tigretón de Mejillón
receita retirada do livro A Fuego Negro - Pintxos y Viñetas

Ingredientes para 10 vasos:
Torresmo triturado - 60g
Mexilhões - 30 unids
Pimentão verde - 1 unid
Cebola - 1 unid
Pimentão vermelho -  1/2 unid

Para o tomate:
Tomates maduros e sem pele - 500g
Agar-agar - 5g (não usei)
Dentes de alho - 2 unids
Tabasco - 2 colheres de chá
Pimentão verde - 1 unid
Sal - 1 colher de sopa
Açúcar - 1 colher de chá
Cebola - 1/2 unid

Para o molho béchamel:
Farinha de trigo - 55g
Manteiga - 40g
Leite - 800g
Creme de leite fresco - 200g
Sal - 2 colheres de chá
Pimenta branca - 1/2 colher de chá

Preparo:
Cozinhar os mexilhões no vapor por 1-2 minutos. Reservar. Picar, a parte, muito fino o pimentão vermelho, o verde e a cebola. Saltear ligeiramente em uma frigideira com algumas gotas de azeite de oliva e reservar.
Para o tomate:
Picar os vegetais grosseiramente e colocar em fogo baixo em uma panela com azeite de oliva. Juntar os tomates em quartos e cozinhar. Retirar do fogo e triturar. Temperar com sal, adicionar o açúcar e o tabasco. Passar por uma peneira e deixar esfriar. Quando frio, juntar o agar-agar, bater e ferver em fogo médio. Tirar do fogo e reservar.
Para o béchamel:
Preparar o bechamel da maneira tradicional, fazer um roux com a manteiga e a farinha, incorporar o leite e cozinhar lentamente. Adicionar o creme de leite, o sal e a pimenta. Colocar em um sifão com duas cargas e reservar quente em banho maria.
Montagem:
Encher os copos na seguinte ordem: molho de tomate morno, bechamel, três mexilhões, bechamel, vegetais salteados e bechamel. Por último, tapar a superfície com o torresmo triturado.

Esqueci de comprar um ingrediente que realmente faz falta, o torresmo. Por isso, finalizei com um mexilhão e vegetais. Vou ter que repetir a dose para compensar... abaixo a foto do Tigretón de Mejillón original e do A Fuego Negro¿qué te parece?


Nenhum comentário: