quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dueto Capixaba - variando a cozinha brasileira

Foto retirada do blog Você tem fome de quê?

Esse semestre estou estudando Cozinha Brasileira e o Fernando , nosso professor, tem feito um trabalho bem interessante, a cada 15 dias ele indica um prato típico da cozinha brasileira e os grupos têm que propor uma variação para aquele prato, com novas texturas e apresentação, mas seguindo a mesma linha de sabor.

A última variação proposta foi do bolinho de aipim recheado com camarão, típico das praias capixabas. Fizemos um Dueto Capixaba, um tartare de camarão com chips de aipim e uma coquille de camarão gratinada com zabaione de coco, ambos servidos na colher.

Na verdade, nosso grupo tinha duas variações distintas e, na hora, resolvemos juntar as duas em um prato só, deu super certo! Parabéns ao Douglas que propôs a coquille, o professor gostou tanto que disse ter sido uma das melhores coisas que comeu na vida!

A variação que o professor mais gosta é publicada em seu blog, nosso grupo está lá pela segunda vez, ficamos muito felizes! A primeira vez foi pela variação do caruru paraense. E agora pela variação do bolinho de aipim.

Como o curso está chegando ao fim, queria aproveitar para agradecer ao meu grupo (Bárbaras, Bel, Cláudia e Douglas) por tudo, adorei conviver e trabalhar com vocês ao longo desses dois anos!

TARTARE DE CAMARÃO COM CHIPS DE AIPIM

Ingredientes:
1/8 de de dente de alho, bem picado
1/8 de cebola, bem picada
250g de camarão médio, limpo
1 colher de sopa de suco de limão
1 tomate, sem sementes, em cubinhos
50 ml de leite de coco
Salsa, bem picada
Cebolinha, bem picada
Q.B. de sal e pimenta-do-reino

30ml de azeite
1 pitada de colorau

100g de aimpim
Q.B. de óleo

Preparo:
Cozinhe o camarão no vapor. Deixe esfriar e pique em cubinhos. Misture a cebola, o alho, o tomate, o leite de coco, tempere com sal, pimenta do reino e suco de limão. Junte a salsa e cebolinha. Reserve na geladeira.
Esquente uma frigideira, coloque o colorau e depois o azeite. Desligue o fogo e deixe por alguns minutos para o colorou soltar a cor.
Descaque o aipim, passe por um mandolim e frite em óleo quente. Escorra em papel toalha e reserve.
Sirva o tartare de camarão em colheres, coloque um fio de azeite de colorou e o chips de aipim.

COQUILLES DE CAMARÃO GRATINADAS COM ZABAIONE DE COCO
20 porções

10g de azeite
1 pitada de colorau
1/8 de dente de alho, bem picado
1/8 de cebola, bem picada
250 g de aipim, cozido e passado na peneira
250 g de camarão pequeno, limpo
Suco de limão
2 ramos de salsinha, bem picados
2 talos de cebolinha, bem picados
Sal e pimenta-do-reino

Zabaione
3 gemas
20 ml de vinho branco seco
120 g de manteiga clarificada
30 ml de leite de coco
15 ml de creme de leite fresco, batido

Refogue a cebola, o alho e o colorau no azeite, acrescente a massa de mandioca e refogue mais alguns minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente os camarões temperados com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Finalize com cheiro verde e deixe esfriar.
Para o zabaione, bata as gemas com o vinho branco em banho-maria até obter uma consistência firme. Retire do fogo e, aos poucos, acrescente a manteiga clarificada, sempre batendo. Incorpore lentamente o leite de coco e o creme batido.
Em pequenas coquilles, disponha o creme de mandioca com camrão e cubra com o zabaione. Leve ao forno por 10 minutos para gratinar. Sirva quente.

Nenhum comentário: