terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pão de forma aromatizado

Nem sempre tenho sorte com pães, mas como o clima está propício (esquentou de novo), resolvi arriscar e testar essa receita do Livro Pães e Cia. (coleção A Grande Cozinha), e...



...deu certo!!!

Ingredientes:
- 1kg de farinha de trigo
- 50g de fermento fresco
- 500ml de leite
- 15g de malte (ou de açúcar)
- 120g de manteiga
- talos de cebolinha
- azeite de oliva extravirgem para untar
- 20g de sal
- manteiga e farinha de trigo para untar

Preparo:
Esquente o leite e, assim que estiver morno, dissolva nele o fermento. Peneire a farinha e coloque-a sobre a mesa de trabalho num monte. Acrescente na cavidade central o sal, o malte (ou o açúcar) e a mistura de leite e fermento.
Comece a misturar os ingredientes com a ponta dos dedos e junte a manteiga, amolecida e cortada em pedaços. Sove bem a massa, forme uma bola e pincele a superfície com azeite. Coloque-a numa vasilha, também untada com um pouco de azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer por 40 minutos.
Divida a massa em quatro partes e achate-as, dando um formato retangular. Lave, seque e corte os talos de cebolinha com uma tesoura, salpicando a massa com ela.
Enrole cada retângulo de massa sobre si mesmo e disponha cada rolo numa fôrma para pão de fôrma de 18 a 20cm de comprimento, untada com manteiga e farinha. Pincele a superfície com um pouco de azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer por mais 40 minutos.
Retire o plástico. Asse os pães de fôrma em forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos, desenforme-os, deixe esfriar sobre uma grelha, fatie e sirva-os.


Eu fiz meia receita e com algumas alterações: usei fermento biológico seco, substitui a cebolinha por tomilho e pincelei o pão com gema de ovo antes de assar.

Nenhum comentário: