quinta-feira, 2 de outubro de 2008

PANCETTA


Pancetta é uma iguaria italiana, que muitas pessoas definem simplesmente como bacon italiano. Mas a forma de preparo (a pancetta é curada com sal e especiarias e não é defumada, como o bacon) e o sabor são bem diferentes. Só experimentando para saber!

Gostei muito desse artigo, que enumera as diferenças entre um e outro, e também da definição abaixo, retirada dessa reportagem aqui:

"Produto deliciosamente perfumado e levemente adocicado, obtido a partir do toucinho magro da barriga do suíno. O revezamento de camadas com e sem gordura cria um belo efeito estriado nas peças. Sua elaboração prevê a salga e a aromatização com pimenta, cravo-da-índia, canela, noz-moscada e outras especiarias. Após a salga, a pancetta repousa de oito a 15 dias e vai para a cura. O sucesso desta fase vem do equilíbrio entre a forte penetração do sal e a perda pequena de umidade. Os tipos principais são: com couro, sem couro, sem gordura, "copada" (1 kg de coppa é revestido com 2 kg de pancetta) e defumada (aberta e submetida a um tratamento aromático a temperaturas entre 30 e 35 graus). Este último tipo, de origem anglo-saxônico, foi também "adotado" pela indústria italiana."

Usei a pancetta para rechear um filé, que servi com molho de queijo Brie e arroz de damasco, o resultado foi maravilhoso, é uma pena que a foto do prato pronto não tenha ficado tão boa assim...




Não tenho as medidas exatas, mas acho que é mais ou menos isso:

Ingredientes:
- 1 peça de filé mignon
- 100-150g de pancetta
- 2 ou 3 galhos de alecrim
- damasco picado
- 2 colheres de sopa de cebola picada
- salsa picada
- arroz branco
- 300-400g de queijo brie
- 500ml creme de leite fresco
- manteiga
- sal e pimenta

Preparo
1 - Limpe o filé e abra ao meio no sentido do comprimento, coloque várias fatias de pancetta, enrole, amarre com o barbante e prenda os galhos de alecrim. Em uma frigideira pré-aquecida, doure todos os lados do filé na manteiga e depois tempere com sal. Leve ao forno pré-aquecido para terminar o cozimento.
2 - Refogue a cebola na manteiga, junte o creme de leite fresco e o queijo brie. Cozinhe, mexendo sempre até encorpar. Tempere com sal e pimenta.
3 - Em outra panela, refogue o damasco picado na manteiga e tempere com sal. Junte o arroz, a salsa e misture.
4 - Corte o filé em fatias não muito finas e sirva com o molho de brie e com o arroz de damasco.

2 comentários:

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...

Esse prato é simplesmente MARAVILHOSO!!! Sucesso total!