quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Empanada, salteña, seja qual for o nome, é bom demais!

No meu aniversário desse ano aprendi a fazer salteñas com minha mãe. A princípio parecia ser bem difícil, mas não é tanto assim. Ontem fiz sozinha e deu certo, estão aí as fotos (antes e depois de assadas) para comprovar:



Existem várias versões sobre a origem das empanadas (como também são chamadas essas delícias), veja aqui uma delas, mas como sempre conheci por salteña, gostei dessa versão aqui, que diz que uma argentina, nascida em Salta, Juana Manuela Gorriti, depois de exilada com a família para a Bolívia, por causa da ditadura de Juan Manuel de Rosas, começou a fazer e vendar esses salgados, em um período de muita dificuldade.

O salgado foi apelidado de salteña, o mesmo nome que são chamadas as mulheres de Salta.

Um coisa é certa, independente do nome, elas são deliciosas! A massa é fininha e muito delicada e o recheio é adocicado e, ao mesmo tempo, bem picante.

Um comentário:

X Míddia Comunicação Visual disse...

Empanadas realmente são d+

Trabalhei em um restaurante argentino, e as que serviamos lá, não eram tão bonitas como a que vc mostrou na foto, mas ainda assim, uma delícia.

Gostaria muito de testar a sua receita, se for possível, mande para alecarrico@hotmail.com

Se quizer, me add no msn pra trocarmos alguma idéia, pois assim como vc postou no blog, tbm sou amante da Culinaria e tenho uma vida dentro de restaurantes

Abraço